Cultura e arte como metodologia de ensino

12/02/2021

Com o objetivo de aplicar em sua metodologia de ensino, projetos que visam uma educação transformadora, o Colégio ALFA traz conteúdos voltados a análise, capacitação e o desenvolvimento criativo para estudantes da 1ª a 3ª série do ensino

O Projeto Cultura e Arte utiliza a abordagem triangular proposta pela Ana Mãe Barbosa, que contempla o conhecimento, execução e a admiração das obras de artes. Os alunos são estimulados a se expressarem em diferentes narrativas através do autocuidado e da legitimidade. Além disso, o projeto promove a integração com as demais áreas trabalhadas no colégio: Ciência, Tecnologia e Trabalho.

Estabelecendo uma relação de confiança, respeito e empatia entre alunos e professores, através do desenvolvimento criativo, a instituição desperta o senso crítico, inovador e sólido nos jovens. A professora de Artes do Colégio ALFA, Juliana Imítria explica que estar em contato com as artes é fundamental para a autoestima desses estudantes. “No Colégio ALFA, os professores atuam como mediadores, reconhecendo os pontos fortes dos alunos durante o processo criativo e contribuindo para as possíveis melhorias”, explica.

De forma integrativa são realizadas dinâmicas corporais e artísticas e a elaboração de textos que são fundamentais para uma formação holística e satisfatória.

Conheça o Projeto Pedagógico do Colégio ALFA