Habilidades socioemocionais como metodologia de ensino

08/03/2021

Uma das prioridades do Colégio ALFA é ajudar no desenvolvimento socioemocional dos alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio, tendo em vista que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% a 20% dos adolescentes sofrem com problemas psicológicos.

Para promover o autoconhecimento, a instituição oferece atividades interativas em grupo com auxílio de profissionais habilitados. A psicóloga, Maria Aparecida da Silva (CRP 09/1526), explica que o apoio psicológico no ambiente escolar constrói pessoas mais críticas “Com essa metodologia é possível entender como os jovens lidam com os conflitos individuais e sociais”.

Questões pessoais e familiares, mudanças de rotina, relacionamentos, escolha da graduação e até mesmo, os impactos da pandemia da COVID-19, são desafios enfrentados por adolescentes.Maria Aparecida, enfatiza que além do autoconhecimento é importante ter uma boa rotina para equilibrar a saúde mental. “É essencial que durante este período, o jovem mantenha uma alimentação saudável, faça alguma atividade física, além de ter um horário para lazer”.

No Colégio ALFA também é disponibilizado aulas de yoga na grade curricular. Vanessa Martins, professora de yoga, esclarece que o objetivo é promover a integração entre o corpo e a mente.“Na instituição trabalhamos com reflexões, meditação e técnica de respiração para garantir melhor qualidade de vida aos nossos alunos”.

Bruno Mariano está na 2ª série e avalia a iniciativa do Colégio ALFA como efetiva para o desenvolvimento pessoal e estudantil. “Muitos alunos não têm esse apoio em casa, por isso acho importante ter esse espaço aqui na instituição”. Já para a estudante, Maria Eduarda Cabral da 3ª série do ensino médio, os projetos desenvolvidos pela instituição estão sendo fundamentais para sua vida pessoal. “Estou aprendendo a lidar com minhas emoções da forma certa, como a raiva, por exemplo. Estou adorando participar! ”