Palestra sobre competências e tendências para o mercado de trabalho

31/05/2022

Já pensou em ficar por dentro do mercado de trabalho antes mesmo de escolher qual graduação seguir? O Colégio ALFA se importa com o futuro dos nossos jovens e, para isso, organizou um grande evento para instruir e agregar conhecimento na carreira profissional dos alunos.

O Projeto Multidisciplinar do 2º semestre de 2022 trouxe como pauta a discussão sobre "Mundo do Trabalho: tendências e profissões". Para falar sobre a temática, recebemos profissionais altamente qualificados e renomados para apresentar sobre os mais variados temas, como: competências para o profissional do futuro, impactos da língua portuguesa no mundo do trabalho e mercado de trabalho e suas inovações.

Para a Doutora em Administração e Gestão de Pessoas, Patricia Kinast de Camillis, essa discussão é importante para o jovem, pois eles estão na fase de escolher qual profissão devem seguir. "É uma fase de descobertas, o primeiro contato que ele está tendo com o mundo do trabalho. A profissão irá ser exercida em outro mundo, não será mais aquele ambiente familiar ao qual os estudantes estão acostumados a lidar. "

Segundo Patrícia, nessa etapa o autoconhecimento é primordial, pois assim podemos adquirir curiosidade para pesquisa, buscar e perguntar sobre algo que gostamos de fazer e acabar aderindo isso à nossa vida profissional.

O evento também contou com a presença do Gerente de Recursos Humanos da Coca-Cola Bandeirantes, Juliano Ribeiro, que debateu sobre "As competências relevantes para o profissional do futuro". Além da participação da Mestre e professora de Língua Portuguesa e Linguística, Eclea Campos Ferreira, que deu várias dicas de português para os alunos e apontou os erros mais comuns que cometemos ao falar e escrever nossa língua nativa.

"É importante lembrar a importância da língua portuguesa no núcleo do trabalho. Para qualquer profissão, exige-se conhecimento da língua para interpretar, compreender e avaliar o que escrevemos” completa Eclea Campos.