Por que trabalhar educação financeira nas escolas

20/06/2022

Pensar estrategicamente, criar soluções, empreender e fazer um bom planejamento é o que o os jovens precisam saber para transpor horizontes. O Colégio ALFA busca oportunizar conhecimentos multidisciplinares no cotidiano escolar, para dar maior segurança na hora de escolher uma profissão ou mesmo fazer um projeto de vida.

Hoje a educação financeira tem papel fundamental para a vida de todos os jovens, pois dessa forma eles podem ter mais controle dos seus gastos, utilizando sabedoria em cada ação financeira que for dada. Segundo uma pesquisa feita pelo SPC Brasil, 47% dos jovens entre 18 a 25 anos não faz controle de seus gastos. Dentre os principais motivos estão: não saber fazer, preguiça, falta de hábito ou disciplina e não ter rendimentos. De acordo com o economista-chefe do SPC Brasil Marcela Kawauti, dados revelaram endividamento recorde dos mais jovens.

O professor Higor Albuquerque aplica educação financeira na prática durante as suas aulas no Colégio ALFA e mostra o quanto é importante entender isso cada vez mais cedo.

Na oficina trabalhada com os alunos da 2ª série na última quinta-feira (09) o professor utilizou o método de desenvolvimento do protótipo de uma casa, com materiais recicláveis, utilizando as 17 ODS e os conceitos de empreendedorismo. “Ao fazer o protótipo da casa, eles irão formular todo o projeto da residência e oferece-la a venda, estimulando o empreendedorismo. ”

“Cada material reciclável foi trazido pelos alunos, que venderam para o ‘banco’ (onde dois alunos ficaram responsáveis enquanto os outros organizavam a construção da casa. Depois houve a necessidade de compra os materiais do banco novamente, só que com maior valor. Aí entrará a Educação Financeira. ” Explicar o professor Higor sobre a oficina realizada em sala de aula.