Projetos multidisciplinares como metodologia de ensino

03/03/2021

Entre as metodologias adotadas pelo Colégio ALFA estão os projetos multidisciplinares, realizado em conjunto com os quatro pilares do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Humanidades, Artes . São aplicadas atividades práticas para os alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio.

Com um tema geral, os estudantes são divididos em grupos e trabalham uma proposição especifica. Abordando o ensino teórico-prático, a metodologia amplia a visão dos jovens sobre os conteúdos inseridos em sala de aula.

Neste semestre, o projeto é sobre plantas, desde a semente até o sistema de irrigação. O professor de Robótica, Thiago Santana explica que eles terão noção de vários pilares do conhecimento. “Com essa experiência, estamos abordando a química, física, matemática, biologia, robótica e as linguagens”.

O projeto visa instigar a cultura maker abordada pela instituição que é utilização de materiais recicláveis em outros contextos de uso. Além da inclusão da tecnologia no desenvolvimento da planta, o professor, Thiago Santana, enfatiza que os estudantes usam a TRON ROBÓTICA EDUCATIVA, parceira do Colégio ALFA para a realização dos procedimentos. “Neste projeto, a ideia é que eles desenvolvam o sensor de umidade para detectar o nível de água ou o processo de irrigação automática das plantas”.

Para auxiliar na contribuição do aprendizado, os alunos assistiram também ao filme “O custo das coisas”, que retrata a questão ambiental na produção industrial. A professora de Artes, Juliana Imítria, explica que foram trabalhados temas como: saúde mental, cadeia produtiva, falência de empresas e a forma que as mãos de obras a baixo custo prejudicam a vida humana. Para ela, a junção entre disciplinas é fundamental para o desenvolvimento dos adolescentes. “Trabalhar em conjunto é essencial para os seres humanos, nós estamos interligados. Nossa missão como educadores é ampliar os horizontes de nossos estudantes”.

Thays Abrão é aluna da 1ª série do Colégio ALFA, ela e seu grupo escolheram a planta bálsamo para estudo e estão construindo um sistema de irrigação automático. Empolgada,Thays elogia a iniciativa do projeto multidisciplinar. “Essa oportunidade permite o conhecimento prático e o trabalho em grupo”.

Já a aluna da 2ª série, Júlia Soares escolheu a girassol e diz que o projeto possibilita o conhecimento em várias disciplinas. Ela acredita que, está crescendo muito durante este processo.  “Estou aprendendo mais sobre o desenvolvimento da planta e as áreas de tecnologias que envolvem a Robótica, além de estar mais próxima aos meus colegas ”.

Conheça mais sobre a metodologia de ensino do Colégio ALFA